Vale do Catimbau

Vale do Catimbau, uma das 07 maravilhas de Pernambuco (imperdível)

O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, é um parque brasileiro do estado de Pernambuco. Assim foi criado em 22 de agosto de 2002, abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano.

Foto Vale do Catimbau
@ailelopes



Antes de tudo o parque impressiona por sua grandiosidade, beleza cênica, primitivismo e formações geomorfológicas, que exibem verdadeiras obras de arte, esculpidas por processos erosivos, que originaram formas espetaculares, como chapadões, cânions e pequenas cavernas.

É formado por montanhas de topo suave, acredita-se que o nome Catimbau provenha de “morro que perdeu a ponta”, no entanto a versão mais aceita entre os que estudam a etimologia da palavra “catimbau” é que ela provém do termo “catimbó”, ritual realizado por pajés e rezadores com ascendência indígena. Os rituais com danças e rezas eram realizados para curar as mais diversas doenças do corpo físico e do espírito, sendo assim o termo Vale do Catimbau significa hoje Vale da Reza e da Cura, mais precisamente.

Mapa do Vale do Catimbau

Mapa da estrada de Recife para Buíque


O Vale Catimbau fica localizado entre o Agreste e Sertão Pernambucano, portanto o acesso mais perto é pelo município de Buíque/PE. Também fica a 300 km de Recife, onde você pode seguir tranquilamente. Em suma ele é conhecido como a Chapada Pernambucana é um lugar de extraordinária beleza. Em que pese tratar-se de um Parque Nacional, o local não tem nenhuma estrutura de parque. O local é aberto e existem pessoas que vivem na área do parque. 

Cheio de surpresas para quem gosta de passeios com aventuras separamos algumas fotos, só para ilustrar, e para que você tenha uma ideia do que vai encontrar por lá.

1. Trilha da Pedra da Igrejinha

Certamente essa é uma das trilhas mais fáceis e rápidas do Vale do Catimbau. Quando você chega, basta uma caminhada de mais ou menos 15 minutos para se chegar cerca de trezentos metros depois na imponente formação rochosa com uma fenda no meio, que dá nome ao percurso por parecer com uma porta de uma igreja

Pedra da Igrejinha
@natividadedany

Então, nesse local, que carrega um ar místico, é um dos principais cartões-postais do parque. Entre as muitas lendas, a de que quem passasse pela fenda entraria em uma outra dimensão.

2. Trilha do Chapadão

Surpreendentemente, possui um mirante com aproximadamente mil metros de altitude com relação ao nível do mar, com vista de um canyo com seus paredões de arenito e belezas cênicas do Vale. Duração da trilha 1:20 horas com 2,2 km de extensão.

Trilha do Chapadão
@herembergue


3. Pedra do Cachorro

Cortado por dezenas de trilhas diferentes, onde em cada trilha a natureza nos reserva surpresas e elementos naturais exóticos.

Pedra do Cachorro
@deborah_angels


4. Vila do Catimbau

O Vale do Catimbau é um misto de sítio arqueológico e parque de ecoturismo com muitos quilômetros quadrados de chapadões, vales, encostas, caatinga e matas.

Vila do Catimbau
@lot.yan.teresa


5. Cachoeira do Pinga

Cachoeira do Pinga
@cachoeiradopingape


6. Camping Paraíso Selvagem

O “Paraíso Selvagem” é uma espécie de balneário mantido pelo índio Jurandir Kawak desde antes da área do Vale do Catimbau se transformar em Parque. Igualmente o local foi construído com uma atmosfera que dialoga perfeitamente com as atrações do Parque.

Camping Paraíso Selvagem
@paraisoselvagem_valedocatimbau


7. Restaurante Toca do Vale

Em resumo: Ambiente familiar, comida caseira e atendimento muito bom por um preço excepcional. Pois os buffets de salada e prato quentes contam com variedade e boa qualidade.

Restaurante Toca do Vale
@restaurante_toca_do_vale


8. Cachoeira de Antônio Vitório

A cachoeira de Antônio Vitório é uma das únicas permanentes do município de Bom Conselho/PE. Entretanto a água é limpa, fria e serve para você curtir um dia de lazer com a família.

Cachoeira de Antônio Vitório
@poetaviagenseaventuras


Atendimento Online da Tranfer Serrambi



Quando ir para o Vale do Catimbau?

O Parque permite a visitação o ano todo. De fato, os meses de dezembro a junho são os meses com maior possibilidade de chuvas, com destaque para o mês de maio.

Prepare-se para se aventurar nesse Vale do Catimbau PE! De Buíque, município mais perto do parque, a distância é de aproximadamente 11 km. Há vários passeios e trilhas que vão te deixar encantado com tanta beleza, então, vá cedo!

Lembre-se de levar:

  • Muita água e lanche;
  • Protetor solar;
  • Chapéu;
  • Óculos de sol;
  • Roupas;
  • Tênis confortáveis;
  • E para a noite, leve casaco (pode fazer frio).


Dicas de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *